sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CONVOCATÓRIA PÉ DE POESIA


De 14 de março (aniversário de Castro Alves) a 7 de abril (aniversário de Gregório de Mattos) as árvores de Salvador, ao invés de frutas, vão “dar” poemas. Durante esse período acontece o PÉ DE POESIA, evento que vai decorar com poemas as árvores de quatro praças em Salvador: Campo Grande, , Piedade e 2 de Julho. Serão ao todo 500 poesias impressas em material especial (placas de PS), sendo que 400 são de autoria de poetas contemporâneos (em sua maioria baianos) e as 100 restantes fazem uma justa homenagem aos dois maiores expoentes líricos da Bahia: Gregório de Mattos e Castro Alves, cada um com 50 poemas. O projeto é coordenado pelo escritor e músico Fabio Shiva. Ao final do evento será produzido um vídeo com imagens captadas pela fotógrafa Fabíola Campos.

_____________________________
PÉ DE POESIA é um projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Servdonto, Artgraphic, Editora Cogito e Britto Serigrafia.

Inicialmente estava prevista apenas a participação de vinte poetas baianos contemporâneos, selecionados por sua produção lírica e participação ativa no cenário literário da Bahia. Com a excelente receptividade que o projeto vem recebendo, contudo, surgiu a ideia da presente Convocatória Pé de Poesia, que possibilita que poetas de todo o Brasil participem do projeto. Os interessados devem enviar um poema de sua autoria (com no máximo 22 versos) e uma foto com boa resolução para o e-mail poesianasarvores@gmail.com até o dia 01/03/16. Os melhores poemas enviados serão incluídos no projeto, com direito também a publicação no blog (http://poesianasarvores.blogspot.com.br/) e na página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/poesianasarvores). Todos os poetas participantes receberão por e-mail a arte digital de seus poemas incluídos no projeto.


“A Poesia é necessária e vital como o ar que respiramos. Para muitos, que não percebem isso, tal afirmação pode parecer um completo desvario, no mínimo um grande exagero. Quem dera fosse assim. Mas a Poesia é tão fundamental para a sobrevivência humana no planeta como são as abelhas. Se a Poesia sumisse do mundo hoje, a humanidade não tardaria a se transformar em um imenso deserto de árvores ressequidas. Pois é a Poesia que mantém vivo o espírito humano. (...) Não deveria ser preciso afirmar aqui coisas tão óbvias. Mas não se iludam: é certo que a Poesia corre perigo. Submetidos ao constante dilúvio da superficialidade, trazemos o espírito cada vez mais embotado para o mergulho profundo exigido pelo olhar poético. No mundo inteiro, trezentos e cinquenta milhões de pessoas atualmente diagnosticadas como depressivas confirmam essa triste perspectiva: a Poesia está minguando, e com ela o sentido da vida.”
Fabio Shiva, no prefácio para o livro “Os Céus de Van Gogh”, de Thiago Prada (Caligo Editora, 2014)

O projeto PÉ DE POESIA é necessário e atual, justamente, por fazer um amoroso e lúdico convite para que as pessoas se recordem de que a Poesia existe ainda. E até mais importante, que a Poesia representa uma forma toda própria de enxergar o mundo, e que esse olhar poético pode ajudar o homem moderno a encontrar respostas válidas para suas muitas questões existenciais. As poesias que parecem brotar das árvores nos fazem lembrar que a Poesia é orgânica, em um mundo que se faz cada vez mais artificial. A leitura desse ou daquele poema, escolhidos ao acaso dentre tantos dependurados nas árvores, demonstram que a Poesia é fundamentalmente analógica, em meio a uma modernidade cada vez mais digital. E o mergulho necessário para a apreensão do conteúdo poético lido nas folhas impressas evoca a intensa profundidade da Poesia, em um cotidiano que exige mais e mais superficialidade.


3 comentários:

  1. Minha reflexão
    Riquinho Junior
    Quando entro em uma cafeteria, escolho cappuccino tradicional, me sento em uma mesa, começo a refletir,diante de meus pensamentos, o livro que me resgatou emoções, que as palavras daquele livro resgata a minha alma, minha pureza, aquela essência da felicidade, aquele poema que me fez sentir por um momento a tranquilidade em que minha alma anseia a procurar, aquelas lembranças que minha mente anseia a procurar diariamente constantemente, aquele filme que te faz refletir sobre os seus sentimentos, sobre aquelas lágrimas que muitas vezes você derramou, por discussões familiares por sentimentos inacabados, por reflexões de pensamentos, você me inspira a cada segundo meus pensamentos, você silencia a minha alma, minhas lembranças, e ressurge a cada segundo minhas emoções, minhas lágrimas é por você existir minhas lembranças é por mim me emocionar diante das belas palavras do meu coração daquele poema que me fez resgatar minhas lembranças, estou mais uma fez aqui para te emocionar.
    Minha canção alimente meu coração, preenche a minha alma,
    sinta o meu coração pulsar,alimente meu coração de saudades, sinta em meus olhares a minha alma, se recorde de momentos em que passamos juntos, sinta a canção tocar em seu coração.

    ResponderExcluir